Plataforma Contém Transparência – entrevista com a Puro+

A Aline aprovou o piloto

Devagar e sempre a gente avança. Aos poucos, vou dando novos passos no desenvolvimento do projeto Contém Transparência. Comecei no primeiro semestre com um questionário enviado a fabricantes de sorvete e um debate online ao vivo com gente do ramo. Depois, publiquei algumas análises de rótulos apresentadas em imagens, chamando os responsáveis para esclarecer algumas questões.

Mais recentemente, veio a ideia de criar uma plataforma digital para facilitar o entendimento e a comparação da composição de alimentos e bebidas industrializados, com informações que as próprias empresas forneçam voluntariamente, mostrando que não têm o que esconder e querem ajudar a facilitar as escolhas informadas. Na minha visão, essa plataforma é uma solução para reduzir a assimetria informacional e os obstáculos de linguagem que dificultam a escolha alimentar bem informada, consciente e autônoma. Ajudará os consumidores a entender as diferenças entre alimentos que estão próximos no ponto de venda, mas são produzidos de formas diferentes. Ela facilitará comparações racionais baseadas na qualidade, em substituição a comparações baseadas apenas no preço ou na conveniência. E favorecerá negócios educadores, transparentes, promotores da saúde e comprometidos com o propósito da sustentabilidade socioambiental.

Para testar a ideia, elaborei um formulário prevendo tudo que as empresas poderiam nos contar e que não cabe nos rótulos. E convidei uma fabricante de sucos para preenchê-lo. A Aline Girardi, empreendedora da Puro+, conversou comigo nesta quarta-feira, via Google Hangouts, sobre sua experiência com o primeiro piloto da plataforma Contém Transparência. Eu adorei saber que a Aline aprendeu com as perguntas e enxergou na iniciativa uma solução do tipo ganha-ganha. Ela também falou da necessidade de educar o consumidor sobre os diferenciais do seu produto e dos canais que tem usado para isso. Confira no vídeo acima (30 min).

O projeto Contém Transparência está aberto a empresas de alimentos e bebidas interessadas em uma comunicação transparente com o consumidor e em conteúdos educativos em prol de escolhas saudáveis e sustentáveis. Quem quiser fazer como a Aline, fale comigo.

Um comentário

  1. Elvis Araujo-Reply
    19/10/2018 em 20:50

    Parabéns, Francine. Espero que mais empresas participem da sua pesquisa. Se você realizar essa visita, seria interessante postar um vídeo no seu canal.

Deixe sua opinião

s2Member®
error: Content is protected !!