Home / notícia comentada em texto / Sesc Sorocaba recebeu oficinas de leitura crítica e recriação de rótulos

Sesc Sorocaba recebeu oficinas de leitura crítica e recriação de rótulos

Esta semana estive em Sorocaba, interior de São Paulo, para falar de rotulagem de alimentos com adultos e crianças. E foi bem interessante observar como cada perfil de público pode aproveitar diferentes formatos de oficina.
Na terça à noite, um grupo de adultos que já estava bastante atento à qualidade dos alimentos assistiu à minha apresentação, como sempre muito informal, com perguntas de nível avançado. Foi muito rica nossa conversa. Na segunda parte da atividade, a turma topou o desafio de se transformar em designers revolucionários para rótulos de produtos alimentícios cheios de pegadinhas. Com papel, lápis de cor e giz de cera, eles desenharam e escreveram o que os rótulos realmente deveriam estampar, para tornar claro para os consumidores como os alimentos são preparados na indústria. As criações foram tão boas que eu preparei um vídeo só pra apresentá-las.
Na quarta-feira, encarei o desafio de conversar com duas turmas grandes do Curumin, projeto educativo do Sesc que atende crianças entre 7 e 12 anos. Além de se interessarem muito pelo YouTube e ficarem muito curiosas sobre os números de audiência do canal, as crianças entendiam perfeitamente o tema da discussão e já tinham várias respostas na ponta da língua. Elas têm facilidade para deduzir que os produtos ultraprocessados existem para dar lucro aos fabricantes e que essas empresas não estão preocupadas com a saúde das pessoas. O que falta é um pouco mais de incentivo para que a mudança de hábito aconteça. E para isso a determinação da família é fundamental.
De turma em turma a gente vai espalhando a sementinha. Dentro desses grupos sempre existe alguém com mais interesse, que vai plantar a sementinha em outros terrenos. É um trabalho de formiguinha, mas é assim que a gente vai aumentando o número de formigas e formando um futuro grande formigueiro. O futuro começa agora. Que venham mais oficinas!

20161122_205351 20161123_095335 20161123_154355

 

Palavras-chave
Compartilhe

Comentários recentes