Home / dicas saudáveis e receitas em texto e foto / O açúcar que você não vê, mas pode evitar

O açúcar que você não vê, mas pode evitar

O Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) lançou um especial chamado O açúcar que você não vê, com infográficos que mostram como a situação do consumo de açúcar no Brasil é preocupante. Afinal, somos o 4º país que mais consome açúcar no mundo. O material lista algumas dicas práticas para cortar o açúcar em excesso da alimentação. Quem acompanha o canal e já conferiu a temporada do açúcar já deve estar por dentro de muitas das informações desse especial!
O primeiro passo sugerido pelo Idec para evitar o excesso é: fique atento aos rótulos. Algo que se fala o tempo todo por aqui! E não basta procurar açúcar na lista de ingredientes. Lembre-se de que ele pode vir com outros nomes, como glucose de milho, xarope de malte ou maltodextrina. O especial também recomenda que o consumidor atente para quais alimentos têm grandes quantidades de açúcar: bolo de chocolate, cereal matinal de milho, sachê de pó para preparo de refresco, néctares, bolacha recheada e, é claro, refrigerantes. Nós já sabemos que de sobremesa disfarçada de comida balanceada as prateleiras do mercado estão cheias, certo? É granola, fruta desidratada, biscoito fit, barrinha de cereal, iogurte, ketchup e por aí vai.
Outra dica do material do Idec é reeducar o paladar. Isso também foi dito no nosso especial. Quanto menos açúcar você consumir, menos açúcar o seu corpo irá pedir. Então, que tal não adoçar o suco natural ou o café? Evite bebidas como achocolatado, diga adeus ao refrigerante, não troque uma fruta por bolacha no café da manhã e procure sempre pela opção sem açúcar. Sem açúcar mesmo, o que não significa ir correndo para o adoçante.
E, talvez, o melhor conselho: prefira comida de verdade. Isso basta.
Aqui estão algumas das imagens do especial, que você pode conferir completo clicando aqui. E que tal rever os vídeos da temporada do açúcar? 
E aí, você sabe quanto açúcar está consumindo?
especial açúcar idec - consumo de açúcar no mundoespecial açúcar idec - o açúcar que você não vê
especial açúcar idec - adoçante

TEMPORADA DO AÇÚCAR: 

Aberta a temporada do açúcar

Açúcar, só na sobremesa

Quanto açúcar você come?

Brasil, me ajuda a ser mais saudável!

Como pedir suco em restaurante

Ou assista completa clicando aqui!

Comentários recentes