NOVIDADE:

O primeiro curso online do canal Do campo à mesa

 
Olá. Agradeço seu interesse no curso Blindagem contra a enganação no mercado de alimentos. Este é o primeiro curso online do canal Do campo à mesa, projeto de comunicação digital que eu criei com a intenção de despertar a atenção das pessoas para verdades ocultas sobre os alimentos e aprimorar o seu senso crítico perante esse mercado.
Ninguém gosta de ser enganado. Mas existe muita desinformação sobre os alimentos circulando por aí. Muita pegadinha, muita enganação, muito conflito de interesses. Há empresas e instituições desinformando de propósito. Eu não gosto disso. Isso está errado. Eu quero que todos possam fazer escolhas com base na informação, não na desinformação.
Transitar com segurança no mercado de alimentos anda difícil porque ele está tomado de publicidade enganosa, rótulos difíceis de interpretar, marketing nutricional cheio de pegadinhas e inúmeros produtos que se fazem passar por comida saudável, mas estão nos viciando, nos adoecendo e acabando com os recursos naturais. E tudo isso acontece com o aval do poder público e até de cientistas.
Como se proteger de tanta enganação? Como escolher e ter acesso a alimentos que façam bem à sua saúde e também ao planeta?
Se você quer a resposta, vem comigo.

 

A resposta errada

A última coisa que se deve fazer num cenário como esse é esperar que algum herói qualquer venha nos salvar, combatendo os inimigos em nosso lugar. Se você não tem uma condição de saúde ou uma profissão que exija acompanhamento profissional, não dependa de uma nutricionista que lhe diga quais alimentos você pode ou não consumir. Não dependa de um programa de TV ou mesmo de um canal no YouTube que lhe diga o que fazer. Não dependa de uma lei que obrigue as empresas a agir de outro modo. Essas soluções que vêm de fora são boas, mas podem demorar. Se você está incomodado(a) e quer uma solução rápida, faça a sua parte.

 

A resposta certa

Se existe uma indústria enganando, é porque existem consumidores se deixando enganar. Se não houver mais consumidores se deixando enganar, no futuro não haverá mais enganação da indústria que funcione! Então, se você está se deixando enganar, pare agora mesmo! O melhor a fazer é aprender! Adquira conhecimentos e mude o que está ao seu alcance.

 

Como este curso vai ajudar você

A proposta do curso é que você seja capaz de interpretar corretamente os discursos do mercado de alimentos, para fazer escolhas mais inteligentes. Este curso vai ajudar você a entender as estratégias que as empresas usam para iludir, confundir e convencer o público de que elas só fazem o bem, quando na verdade estão causando uma série de estragos. Com isso, você estará mais preparado(a) para pensar criticamente diante da publicidade, do jornalismo, da ciência, das políticas públicas, dos hábitos da sua família e até das suas próprias escolhas.
Este não é um curso sobre nutrição. Não é uma proposta de dieta. Não traz dicas de produtos saudáveis para consumir. Nem é um curso só sobre interpretação de rótulos, embora esse tema esteja dentro do curso.
O conteúdo do curso vai muito além do que você está acostumado a ver no canal de vídeos. Você vai se surpreender.

 

Público-alvo

Este curso será útil para quem:
  • deseja fazer uma alimentação mais saudável, mas ainda se sente confuso diante da comunicação das marcas de alimentos;
  • se importa com a saúde das outras pessoas, não apenas com a sua;
  • está preocupado com a sustentabilidade e a oferta de comida no futuro;
  • já sabe como evitar produtos enganosos, mas quer saber como ajudar outras pessoas (amigos, filhos, parentes) a fazer o mesmo;
  • é um estudante ou profissional interessado(a) em trabalhar com educação alimentar e nutricional;
  • produz e/ou vende alimentos e quer contribuir na formação de um ciclo virtuoso;
  • gosta de ler, estudar e aprender;
  • acompanha o canal Do campo à mesa porque acredita na educação como caminho para a mudança.
 
Consumidor: Se você tem dificuldade de saber quais alimentos no supermercado são realmente saudáveis e já não sabe em quem acreditar, este curso vai tirar muitas das suas dúvidas.
Estudante/ profissional: Quem é da área de nutrição, gastronomia, marketing ou comunicação social, trabalha ou pretende trabalhar com educação alimentar e nutricional ou precisa se aprimorar na arte de influenciar pessoas encontrará neste curso informações, ideias e argumentos preciosos que farão diferença em seu trabalho. 

 

Nível de dificuldade

Este curso não requer conhecimentos prévios aprofundados, mas exige do aluno grande interesse, dedicação e boa capacidade de leitura em profundidade. Ele contém textos extensos, redigidos em linguagem jornalística, a partir de fontes de informação diversas, que incluem artigos acadêmicos. O aluno também deverá ser capaz de ler tabelas e gráficos simples. Para estudantes de ensino superior, este material pode equivaler a um curso de extensão.

 

Para quem este curso NÃO será interessante

Este curso não deve agradar quem:
  • tem preguiça ou dificuldade de ler;
  • não gosta de textão;
  • espera uma indicação precisa de quais produtos e marcas deveria consumir;
  • espera respostas prontas e dicas fáceis de seguir;
  • está convicto de que "compra quem quer" e não se importa com a saúde de pessoas que não conhece;
  • acompanha o canal Do campo à mesa apenas como entretenimento.

 

Conteúdo e formato do curso

O conteúdo do curso está organizado em cinco módulos contendo um total de 54 tópicos, compostos de bastante texto, alguns vídeos, questionários, resumos das aulas e propostas de atividade para fixação dos aprendizados. Alguns textos incluem referências bibliográficas em português e inglês.
Módulo 1Como você escolhe os alimentos
O primeiro módulo propõe uma reflexão sobre seus critérios de escolha. Será que você tem real liberdade de escolha no mercado de alimentos? Será que está prestando atenção no que merece atenção? Será que está tomando decisões racionalmente ou está se deixando levar por critérios irracionais? Aprenda a analisar o seu próprio comportamento como consumidor e dê os primeiros passos em direção a um novo jeito de consumir.
Módulo 2Como a indústria de alimentos influencia suas escolhas
O segundo módulo mostra a diferença entre o que a indústria diz (por meio da publicidade, dos rótulos e de documentos oficiais) e aquilo que ela entrega, na forma de nutrição, sabor, impactos na saúde, impactos ambientais e benefícios sociais de modo mais amplo. Aprenda como interpretar os discursos da indústria e enxergue a verdade por trás das mentiras (ou meias verdades) que ela conta.
Módulo 3Quem ajuda a indústria e atrapalha você
O terceiro módulo revela quem são os aliados do setor de alimentos e como, juntos, eles fazem parecer que tudo que a indústria diz é verdade. Você verá como identificá-los na mídia, na ciência, na política. Saiba quem é quem e pare de confiar nas pessoas e instituições erradas.
Módulo 4 – Por que os rótulos enganam
O quarto módulo é um mergulho mais profundo num tema mais recorrente no canal Do campo à mesa: a rotulagem de alimentos. Em vez de apontar pegadinhas, vou te apresentar minha pesquisa de mestrado e explicar por que os rótulos têm tantos problemas. Vai ficar claro por que nossa legislação de rotulagem favorece os interesses econômicos e a enganação. Aprenda de uma vez a interpretar os rótulos e nunca mais compre gato por lebre.
Módulo 5 O consumidor blindado
O quinto e último módulo do curso propõe um caminho para mudar esse cenário e descreve os dez hábitos do consumidor-cidadão blindado contra enganações. Saiba como você pode ser um agente transformador do mercado de alimentos, para benefício próprio e de toda a sociedade.

 

Plataforma do curso

O curso está hospedado no Hotmart, uma das melhores plafaformas para venda de conteúdos digitais no Brasil. 

 

Carga horária

O tempo de duração do curso depende muito do ritmo de cada aluno e do interesse do aluno em consultar conteúdos extras recomendados na bibliografia. Recomendo reservar pelo menos 12 horas, distribuídas ao longo de pelo menos uma semana, para completar o curso. Os módulos 1 e 5 são mais leves e mais rápidos que os demais. Os módulos 2, 3 e 4 contêm textos mais densos, mais referências bibliográficas e mais vídeos, por isso podem demandar mais tempo de dedicação.
As aulas ficarão disponíveis para você na plataforma por 90 dias, contados a partir da data da compra. São 90 dias porque seu aproveitamento do curso não vai ser legal se você demorar mais que três meses para completá-lo. Portanto, organize sua agenda e não desperdice tempo. 

 

Certificado

Ao completar o curso, você poderá fazer o download do seu certificado.

 

Sobre mim

Sou bacharel em comunicação social com habilitação em jornalismo pela Escola de Comunicações e Artes da USP (1994-1997). Fui repórter colaboradora de revistas que nem existem mais e repórter fixa e colunista da revista Época (2006-2011). Fiz mestrado na área de nutrição em saúde pública na Faculdade de Saúde Pública da USP (2012-2014), com uma pesquisa qualitativa sobre a rotulagem de alimentos. Lancei o canal Do campo à mesa no YouTube em julho de 2013 e alcancei 6 mil visualizações na primeira semana. Já dei um bocado de entrevistas sobre meu trabalho e sobre os rótulos à imprensa, incluindo o Jornal Nacional. Fui consultora do Ministério do Desenvolvimento Social (2015-2016) e participei de grupos de trabalho sobre rotulagem de alimentos na Anvisa (2015-2016).
Tenho alma de educadora. Tudo que faço hoje tem o objetivo de alertar para as enganações no mercado de alimentos e fazer as pessoas repensarem suas escolhas alimentares. Não sou de dar respostas prontas. Prefiro que o público use as informações que ofereço para pensar e decidir por conta própria.
 

 

O curso é extremamente relevante e provocativo, instigando a crítica às escolhas que fazemos ao escolher um alimento. Ele consegue abordar desde os fatores que influenciam nossas escolhas - sem percebermos! - até a forma que a indústria alimentícia atua para preservar seus próprios interesses. Foi uma excelente oportunidade para avaliar e melhorar minhas escolhas alimentares!

— Samantha Schuber, engenheira civil

Muito bacana o curso! Pude ampliar minha visão acerca de várias coisas! Gosto muito da abordagem criativa e crítica. Além de o curso ser rico em conteúdo, as aulas são gostosas de fazer. E achei justo o preço!

— Jordanna Peliser Fachinello, economista doméstica