Boa forma na publicidade de biscoito – trailer

Imagens, textos, rótulos e padrão de beleza

Título: Boa forma na publicidade de biscoito
Ano: 2015
Duração: 5 minutos

Histórico: Originalmente publicado no YouTube em 7 de setembro de 2015, sob o título Biscoito pra manter a forma?. Até dezembro de 2017, o vídeo original teve 67.596 visualizações, 6.184 curtidas e 372 comentários.

Sinopse: Biscoito fit, biscoito integral, biscoito saudável. Será que existe biscoito pra manter a forma, como se diz na propaganda?

Com figurino e postura satiricamente sedutores, em referência a uma publicidade de biscoitos para a tevê estrelada pela atriz Paolla Oliveira, que havia protagonizado a minissérie Felizes para sempre?, da TV Globo, Francine Lima faz uma análise crítica do discurso da publicidade de biscoitos, que tenta travestir guloseimas como se fossem alimentos dietéticos, saudáveis e que ajudam a manter a boa forma física. O objetivo é promover o necessário senso crítico perante a publicidade, os rótulos e o perfil nutricional dessa categoria de alimento.

O vídeo inclui:

  • Análise do conteúdo do rótulo, incluindo texto e ilustração que remete a uma silhueta feminina magra (padrão de beleza)
  • Comparação do teor de calorias a partir da tabela nutricional
  • Análise da lista de ingredientes
  • Análise do acesso a informação sobre a presença de gordura trans

Usos na educação:

Exercícios de leitura, escrita, cálculo, reflexão sobre escolhas individuais, pesquisa sobre o sistema alimentar, criatividade e ação cidadã.

Aviso: contém leve apelo sensual e termos como "gostosa" e "bunda".

O vídeo na íntegra agora está disponível na videolocadora digital Do campo à mesa. Para acessar, efetue o pagamento via Paypal, clicando no botão abaixo. Você terá acesso ao vídeo por 24h, dentro deste site. A locação diária não dá direito a cópia, incorporação, reprodução nem exibição do vídeo em aulas, eventos, páginas de internet ou materiais.

Locação diária : R$ 3

Comments are closed.

s2Member®