Ultimamente, por causa da faxina que estão fazendo no país, com tanta corrupção sendo finalmente exposta, pode parecer para algumas pessoas que nada que vem do governo presta. Infelizmente nós temos muitas maçãs podres no sistema, há muito tempo, e o próprio sistema político está muito contaminado. Mas isso não significa que nós possamos viver sem governo. O que a gente precisa é de instuições públicas confiáveis trabalhando pelos interesses da população.
O governo pode se meter no que as pessoas comem? Pode. E deve. Mas não de forma direta. Política pública de promoção da alimentação saudável não tem nada a ver com o conceito errôneo de Estado-babá que tanta gente e tantos veículos de mídia criticam. Nenhum agente de saúde vai invadir a casa de ninguém pra tirar salsicha da geladeira e trocar por ovo orgânico. Mas há uma porção de coisas que o poder público pode e precisa fazer pra que as pessoas queiram e consigam trocar a salsicha pelo ovo orgânico, pra prevenir e reduzir doenças crônicas associadas a escolhas alimentares ruins.
O vídeo de hoje traz alguns exemplos da função das políticas públicas na promoção da saúde e da alimentação saudável.
Fontes:
– Site do Ministério da Saúde
– Site da Anvisa
– Política Nacional de Promoção da Saúde
– Patricia Jaime
 

                                                   

 
Este conteúdo tem o apoio da ACT Promoção da Saúde, organização não governamental focada na promoção de políticas públicas de saúde que contribuam para a criação de ambientes saudáveis, em quatro áreas-chave: controle do tabagismo, controle do álcool, alimentação saudável e atividade física.
A ACT e o canal Do campo à mesa fazem parte da Aliança pela Alimentação Adequada e Saudável, formada por organizações da sociedade civil de interesse público, profissionais, associações e movimentos sociais, que tem por objetivo de desenvolver e fortalecer ações coletivas para a promoção de políticas públicas que garantam a segurança e soberania alimentar e nutricional no Brasil.

Leave A Comment

You must be logged in to post a comment.