Já temos um post aqui no site com alguns documentários recomendados. Mas decidimos estender essa lista e indicar outros cinco para você continuar abrindo os olhos. Esse tipo de vídeo acaba com sua zona de conforto, levantando questionamentos importantes e te fazendo repensar uma série de hábitos. Reserve um tempo no fim do dia ou no fim de semana, que vale a pena parar para assistir aos vídeos abaixo.
A Carne é Fraca
Esse documentário foi o responsável por fazer com que eu, Luana, me tornasse vegetariana de vez, em 2011. Produzido pelo Instituto Nina Rosa, o documentário fala sobre os impactos que o ato de comer carne tem na sua saúde e no meio ambiente. Ele está disponível completo no youtube. Já aviso aos que choram fácil: algumas cenas são bem fortes. Francine confessa que virou de costas para a tela em algumas cenas.
FORKS OVER KNIFES DO CAMPO A MESA
Forks Over Knifes
Mais um documentário que incentiva o veganismo. Eles não usam exatamente essa palavra, mas, sim, whole plant-based foods, algo como uma dieta baseada em plantas. O documentário acompanha a trajetória e estudos de dois profissionais defensores de uma alimentação saudável, Dr. Esselstyn e Dr. Campbell, e a vida de pacientes que tiveram suas vidas transformadas ao mudarem seus hábitos. Forks Over Knifes fala bastante sobre a relação entre alimentos processados e de origem animal com certas doenças, como diabetes, obesidade e câncer.  
COWSPIRACY
Cowspiracy  
Qual é o segredo da sustentabilidade? Essa é o ponto de partida de Cowspiracy. O documentário, além de ir a fundo nos impactos do consumo de alimentos de origem animal, fala sobre como organizações ambientais lidam com essa questão. Você nunca mais verá o Greenpeace com os mesmos olhos. Apesar do tema pesado, Cowspiracy é bem dirigido e muito gostoso de assistir! Isso, no entanto, não deixa de fazer com que sua cabeça receba um balde de água fria.
Foi depois de ver esse doc que Francine começou a frequentar o restaurante vegano baratíssimo que fica no bairro dela.
GMO OMG
GMO OMG
Esse é mais um documentário ótimo de assistir. O modo como a história é contada não é nada maçante, o que se deve em partes aos filhos fofos do diretor. GMO OMG é a busca de um pai por respostas para perguntas sobre alimentos geneticamente modificados. Esse é o fim da comida de verdade? Estamos todos em um grande experimento comendo sem saber os riscos? O que estamos exatamente colocando em nossos pratos? As descobertas, como você pode imaginar, não são exatamente positivas. Afinal, os agricultores haitianos não recusaram, em 2010, a oferta de 475 toneladas de sementes da Monsanto à toa.
Palestras de Gary Yourofsky
Gary é um ativista vegano que vive dando palestras em que apresenta, de forma muito clara, eloquente e convincente, argumentos para deixar de comer animais. Ele fala num inglês muito agradável de ouvir, e os vídeos dele têm legendas em vários idiomas. O canal dele no YouTube tem diversos desses vídeos, e você pode passar muitas horas assistindo, até se convencer a colocar legumes no lugar da carne no seu próximo churrasco.
A palestra do vídeo abaixo é longa. Francine diz que viu quase inteira e depois disso passou a ir ao restaurante vegano praticamente todos os dias.
Culpa, meus caros. E vontade de fazer a coisa certa. É isso que a gente sente. E recomenda.

Leave A Comment

You must be logged in to post a comment.